Imagem capa - Recomeçando part 11 por Geraldo Neto
Dicas

Recomeçando part 11


Bom, dois meses se passaram desde que chegamos a America e vou contar um pouco das coisas que tenho aprendido. 

Assim que chegamos encontramos uma casa com uma cozinha, uma cama e mais nada. Ou seja, deixamos o Brasil sem moveis e ficamos aqui sem moveis por 30 dias e as meninas dormindo em colchões infláveis. Mas, enfim depois de 30 dias nossos moveis chegaram e hoje estamos numa boa. Claro que é chato esse período, mas também de muito aprendizado e paciência. 

Eu, como sempre muito acelerado já comecei a trabalhar numa consultoria que acabou resultando numa sociedade. Hoje sou sócio de uma empresa que presta consultoria, promove eventos de negócios e cuida de investimentos.
Estamos montando nossa Sede em abril, onde poderemos receber nossos clientes, e oferecer nossos serviços.
A empresa também controla uma rede de mais de 3000 pessoas extremamente qualificas, que vieram a America para investir e ganhar a America. Não atoa o nome da empresa e do grupo é GAA – Ganhando a America, são várias famílias que deixaram o Brasil cansadas de tudo. Nem vou detalhar o “tudo” para não deprimir.
Mas, assim que chegamos fomos recebidos de braços abertos pelos nossos novos amigos brasileiros na cidade e hoje com apenas 60 dias estamos bem adaptados e nem pensamos mais no Brasil exceto na familia e amigos.
Aqui tenho visto todo tipo de organização, por exemplo:
Compramos um carro de particular e fomos na DMV (DETRAN) daqui e em 1 horas saímos com o carro registrado e com a placa na mão para colocarmos nós mesmos no carro. Detalhe que poderíamos escolher a placa e ainda poderia ser com o meu nome por exemplo, bastaria pagar.
Outra, fui tirar a carteira de motorista e em 20 minutos fui atendido, fiz a prova e levei bomba. Não tinha estudado nada e terei que fazer novamente, mas não paguei nada. Se tivesse passado teria pago pelo processo e sairia com carteira na hora.
Muitas vezes retorno tarde para casa, após as 20 horas e vejo milhares de luzes sinalizando obras nas estradas. Pois é, isso aqui é feito a noite para não ferrar com a vida das pessoas durante o dia.
O custo de vida aqui é brincadeira perto do Brasil. Em alguns casos podem ser 20% do que se gasta no Brasil para se viver. Exemplo, pago 555 dólares por quadrimestre de condomínio, ou 138 dólares por mês.
Combustível gasto no máximo 100 dólares mês e ando muito.
Telefone celular para 4 pessoas com 16gb para cada linha e ACUMULÁVEL por 168 dólares. Enfim, os custos são 20% do Brasil em quase tudo.
Dificuldades aqui para quem não tem conhecimento. Por exemplo um amigo está abrindo um salão de beleza para a esposa e está a 5 meses para conseguir o “permit” (licença para reforma) para uma pequena mudança. Ou seja, ele que sabia da dificuldade negociou 6 meses de carência, caso contrário estaria pagando 4 mil dólares por mês de aluguel sem poder abrir as portas. Tudo tem que ser muito detalhado, as plantas com todas as especificações, elétrica, hidráulica, incêndio entre outras. Se não tiver tudo perfeito não aprova.
Somos estranhos no ninho e latinos para os americanos, mas não viemos aqui para brincar e sim para ganhar a America. Então, nos juntamos e criamos uma forte comunidade capaz de gerar prosperidade para todos do grupo.
Acreditem, não precisamos do Google para nada aqui. Pedimos na rede e várias colaborações caem em minutos resolvendo seu problema. Pedidos de advogado, contador, medico, dentista, jardineiro, piscineiro etc. os mais variados problemas são atendidos dentro da rede. Incrível. Outro dia um amigo pediu a seguinte informação: onde poderia cremar seu cãozinho que havia morrido. Nem eu acreditava que essa alguém saberia, mas duas pessoas sabiam onde e como fazer.
Mas para frente vou contar outros casos reais que são atendidos na rede GAA e alguns são bem inusitados. Além claro de ir detalhando as oportunidades que o país oferece.
Forte abraço e vamos seguindo na luta.