Imagem capa - Valores ou Comportamento? por Geraldo Neto
DicasNotícias

Valores ou Comportamento?


O que são valores? Quando as empresas declaram suas crenças e valores, o que querem dizer?

Jack Welch em sua materia à veja de outubro de 2009, disse que as regras devem ser claras e que as empresas jamais chegarão as metas se a sua orientação for apenas o quadro de crenças e valores pendurados na parede.

Concordo plenamente com isso.

Mas, também disse que as empresas devem planejar com o maior numero de funcionários possível, um quadro de valores que contemplem à opinião da maioria da empresa, de forma que a adesão seja maior.

Não concordo com o conceito.

O que ele na verdade esta esta dizendo, é que devemos buscar um entendimento de como devemos nos comportar enquanto empresa, no ambiente interno em que atuamos e com os nossos clientes. Isso nada tem a ver com valores e sim com comportamento. Algo que de fato podemos fazer.

Os valores estão numa esfera muito superior a tudo isso.

O que nos motiva e nos pertime fazer ou não fazer algo esta numa área mental que, além de individual não pode ser tranferida.

Cada indivíduo tem suas crenças e valores, de acordo com sua história de vida, sua educação e sua criação, que lhe motiva e permite fazer ou não alguma coisa.

Numa empresa, essa questão se confunde. Porque quando fundada, ela representa as crenças e valores de seus fundadores que ao longo do tempo, não mais é possivel de ser cumprida. Uma vez que outros lideres com outras crenças e valores pessoais, colocam suas histórias de vida no dia a dia da empresa. Com o passar do tempo, não se sabe mais quais são crenças e valores da empresa.

Daí começam a fazer um grande esforço em encontrar um novo rumo, levam anos para criar um novo quadro de parede, que resultará em nada.

O que fazer então?

A empresa atua num ambiente, com indivídos e com metas a serem alcanças. A discussão deve ser feita para construir e pavimentar os caminhos que levem o cumprimento das metas, respeitando o ambinte e os indivíduos. Ou seja, pensar em ganhar, sem proporcionar perdas a ninguém.

GANHA, GANHA!

É isso!