23/05/2017 às 11:02 Dicas Venture Capital

Valores ou Comportamento?

417
2min de leitura

O que são valores? Quando as empresas declaram suas crenças e valores, o que querem dizer?

Jack Welch em sua materia à veja de outubro de 2009, disse que as regras devem ser claras e que as empresas jamais chegarão as metas se a sua orientação for apenas o quadro de crenças e valores pendurados na parede.

Concordo plenamente com isso.

Mas, também disse que as empresas devem planejar com o maior numero de funcionários possível, um quadro de valores que contemplem à opinião da maioria da empresa, de forma que a adesão seja maior.

Não concordo com o conceito.

O que ele na verdade esta esta dizendo, é que devemos buscar um entendimento de como devemos nos comportar enquanto empresa, no ambiente interno em que atuamos e com os nossos clientes. Isso nada tem a ver com valores e sim com comportamento. Algo que de fato podemos fazer.

Os valores estão numa esfera muito superior a tudo isso.

O que nos motiva e nos pertime fazer ou não fazer algo esta numa área mental que, além de individual não pode ser tranferida.

Cada indivíduo tem suas crenças e valores, de acordo com sua história de vida, sua educação e sua criação, que lhe motiva e permite fazer ou não alguma coisa.

Numa empresa, essa questão se confunde. Porque quando fundada, ela representa as crenças e valores de seus fundadores que ao longo do tempo, não mais é possivel de ser cumprida. Uma vez que outros lideres com outras crenças e valores pessoais, colocam suas histórias de vida no dia a dia da empresa. Com o passar do tempo, não se sabe mais quais são crenças e valores da empresa.

Daí começam a fazer um grande esforço em encontrar um novo rumo, levam anos para criar um novo quadro de parede, que resultará em nada.

O que fazer então?

A empresa atua num ambiente, com indivídos e com metas a serem alcanças. A discussão deve ser feita para construir e pavimentar os caminhos que levem o cumprimento das metas, respeitando o ambinte e os indivíduos. Ou seja, pensar em ganhar, sem proporcionar perdas a ninguém.

GANHA, GANHA!

É isso!

23 Mai 2017

Valores ou Comportamento?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

30 de Out de 2017

Recomeçando parte 18

12 de Mai de 2021

Um mundo de oportunidades

05 de Ago de 2018

Copo meio cheio