23/05/2017 às 14:30 Novidades Venture Capital

SmartCamp IBM Brasil 2011

434
2min de leitura

O que disseram os caras do Silicon Valey Bank, VCs, IBM e outras cabeças do mundo real de investimentos.

O mundo está de olho no Brasil, competimos com  a Russia para atrair os grandes investidores de risco. O Brasil será ou já é um dos maiores mercados alvos do mundo e o melhor é que estamos aqui, vivendo e fazendo negócio nesse mercado. Daqui a 20 anos o Brasil não serpa mais o mesmo e todos estarão aqui competindo e com muita experiência. Esse é o tempo que temos para aprender.

Algumas dicas que foram debatidas entre os participantes.

– Pensar grande, mas teste localmente sua ideia. Prove para ver se funciona no mercado que conhece e pode fazer ajustes sem perder o foco.

– Investidores profissionais podem ajudar muito a sua empresa, mas tem que estar preparado para ouvir. Acreditam que uma das principais atributos do empreendedor é saber ouvir, mesmo que não concorde. Pensar a respeito, porque quando decide ter sócios investidores, a sua empresa não é mais somente sua e sim do grupo.

Investidores trazem experiência, redes de relacionamentos, conhecimento de mercado, dinheiro, coaching, mentoria, governança e muito mais. A possibilidade de escalar seu negócio é potencializada e gerando valor ao negócio.

O apoio funciona antes mesmo de começarem os aportes, com avaliações, conhecimente e estudo do seu negócio, mapeamento dos recursos internos e externos que poderão agregar ao negócio, e mesmo depois com apoio na execução e correção do PN, governança, gestão, redes, execução do plano etc.

– Outra coisa importante que ouvi que o valor da sua empresa tem que ser defensável. Pense assim, o que acontecerá com o mundo, mercado ou mesmo a você se sua ideia ou produto não funcionar? Isso é o valor da sua empresa, pensem nisso!

Metricas usadas pelo Silicon Valey Bank

– Analisar o dinheiro levantados e gastos – objetivo é saber como esta a escala em relação o custo e o que se consegue fazer com os recursos. Razão avaliar se a empresa sabe usar o dinheiro levantado

– Margem bruta – ideal de 50% ou maior. Isso pode determinar o sucesso do negocio

– Índice de crescimento – eles comparam com outros players do mercado e da carteira

– Receita

Na verdade buscam empresas que tenham um alto desempenho.

23 Mai 2017

SmartCamp IBM Brasil 2011

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

12 de Mai de 2021

A estabilidade está na mudança.

18 de Nov de 2017

Recomeçando parte 19

23 de Mai de 2017

Novas tecnologias.