Imagem capa - SmartCamp IBM Brasil 2011 por Geraldo Neto
NovidadesNotícias

SmartCamp IBM Brasil 2011


O que disseram os caras do Silicon Valey Bank, VCs, IBM e outras cabeças do mundo real de investimentos.

O mundo está de olho no Brasil, competimos com  a Russia para atrair os grandes investidores de risco. O Brasil será ou já é um dos maiores mercados alvos do mundo e o melhor é que estamos aqui, vivendo e fazendo negócio nesse mercado. Daqui a 20 anos o Brasil não serpa mais o mesmo e todos estarão aqui competindo e com muita experiência. Esse é o tempo que temos para aprender.

Algumas dicas que foram debatidas entre os participantes.

– Pensar grande, mas teste localmente sua ideia. Prove para ver se funciona no mercado que conhece e pode fazer ajustes sem perder o foco.

– Investidores profissionais podem ajudar muito a sua empresa, mas tem que estar preparado para ouvir. Acreditam que uma das principais atributos do empreendedor é saber ouvir, mesmo que não concorde. Pensar a respeito, porque quando decide ter sócios investidores, a sua empresa não é mais somente sua e sim do grupo.

Investidores trazem experiência, redes de relacionamentos, conhecimento de mercado, dinheiro, coaching, mentoria, governança e muito mais. A possibilidade de escalar seu negócio é potencializada e gerando valor ao negócio.

O apoio funciona antes mesmo de começarem os aportes, com avaliações, conhecimente e estudo do seu negócio, mapeamento dos recursos internos e externos que poderão agregar ao negócio, e mesmo depois com apoio na execução e correção do PN, governança, gestão, redes, execução do plano etc.

– Outra coisa importante que ouvi que o valor da sua empresa tem que ser defensável. Pense assim, o que acontecerá com o mundo, mercado ou mesmo a você se sua ideia ou produto não funcionar? Isso é o valor da sua empresa, pensem nisso!

Metricas usadas pelo Silicon Valey Bank

– Analisar o dinheiro levantados e gastos – objetivo é saber como esta a escala em relação o custo e o que se consegue fazer com os recursos. Razão avaliar se a empresa sabe usar o dinheiro levantado

– Margem bruta – ideal de 50% ou maior. Isso pode determinar o sucesso do negocio

– Índice de crescimento – eles comparam com outros players do mercado e da carteira

– Receita

Na verdade buscam empresas que tenham um alto desempenho.