23/05/2017 às 14:47 Dicas Dicas Empreendedorismo

Os Principais Passos para Obtenção de Investimento-Anjo

449
2min de leitura

(sumário baseado no livro “Investidor-Anjo – Guia Prático para Empreendedores e Investidores”)

O processo de obtenção de investimento-anjo para criação de uma nova empresa (chamada de startup) pode ser divido em 2 etapas: a primeira de estruturação do negócio e a segunda de captação do investimento. Assim, o empreendedor que necessita de investimento-anjo para criação e desenvolvimento de sua startup deve começar pela preparação e modelamento de seu negócio, conforme apresentado a seguir:

Primeiro o empreendedor deve conhecer o que é Investimento-Anjo, para compreender no que poderá ajudar no seu negócio, como deverá ser preparar, quais os requisitos e principais termos da negociação, bem como o que ele deverá oferecer para o Investidor-Anjo para se interessar pela startup dele.

Contratar um Conselheiro (também chamado de advisor), profissional experiente que possa orientá-lo no desenvolvimento de todas estas etapas em troca de uma pequena participação no negócio; o Conselheiro pode ser inclusive um investidor-anjo, que posteriormente pode até se tornar o investidor-líder da sua startup.

Pesquisar o mercado em que irá atuar, conversando com potenciais clientes e principalmente testando e validando se suas ideias realmente atendem as expectativas e necessidades deles, bem como que concorrentes já atuam em seu segmento, para comparar suas vantagens competitivas.

Montar o time certo, isto é, avaliar quais competências (ex.: técnicas, de negócios, operacionais, etc.) são essenciais para o seu negócio, se os fundadores têm as mesmas e assim se será necessário buscar novos colaboradores para complementarem.

Desenvolver um protótipo ou prova de conceito do principal produto/serviço que irá ofertar com objetivo tanto de apresentar para os consumidores potenciais para sua validação, quanto para o Investidor-Anjo, a fim de dar maior clareza da sua proposta, bem como demonstrar sua capacidade de execução.

Elaborar um pitch e uma apresentação de seu modelo de negócio, que contenham os itens mais relevantes do mesmo, como qual necessidade seu produto/serviço atende, como irá atender esta necessidade, qual o mercado-alvo/perfil do cliente, como irá divulgar/comercializar, como/quanto espera faturar e qual valor de investimento precisa e para que será utilizado.No próximo artigo daremos continuidade apresentando os passos para captação do investimento.

Escrito por Anjos do Brasil

23 Mai 2017

Os Principais Passos para Obtenção de Investimento-Anjo

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

30 de Out de 2017

Recomeçando parte 18

12 de Mai de 2021

Um mundo de oportunidades

05 de Ago de 2018

Copo meio cheio