Imagem capa - Recomeçando parte 18 por Geraldo Neto
EUADicasEmpreendedorismo

Recomeçando parte 18

Tenho aprendido a ter mais paciência aqui na América.  Ambiente novo, não sabemos muito bem a melhor forma de fazer as coisas, então buscamos pela informação qualificada em meio a tanta informação inútil e isso custa tempo e dinheiro. Se tivéssemos certeza de tudo sempre não seria vida e sim arte.


Para comparar e compreender melhor, aqui nos EUA diferente do Brasil, antes de iniciarmos um trabalho qualquer, chegará na sua casa ou por e-mail uma fatura para você pagar. Aquilo que no Brasil geralmente sentamos para um café ou almoço, explicamos o passo-a-passo para qualquer um, sendo ele amigo ou não, aqui no EUA primeiro você vai receber um contrato e depois uma Invoice, isso antes de sentar para um café ou almoço. Portanto, precisamos aprender desde o princípio a seguir essa regra e agir do mesmo jeito com seus clientes. Não da para tropicalizar o jeitinho ou perder tempo em forma de papo no café. Eu ainda dou varias “derrapadas” nesse sentido, mas tenho buscado mudar e me adaptar.


O modelo me encanta porque sempre achei esse jeito flexível e amador do brasileiro meio fora de propósito. Mas, dentro da cultura local claro que é compreensível.


Definitivamente deixem essa experiência no Brasil quando pensar em vir para os EUA!


Todos trabalham duro para conquistar clientes e fazer dinheiro por aqui. O mercado é gigante em todos os sentidos, portanto, aprender, planejar e testar é fundamental para não perder tempo e dinheiro.


Tenho presenciado vários brasileiros com sucesso no Brasil chegando aqui focados em replicar o mesmo modelo, o que é um grande erro. Porque nada funciona do mesmo jeito e a escala dos negócios são enormes. Por exemplo, no Brasil o mercado de Pets a maior rede de lojas tem pouco mais de 50 unidades. Aqui nos Estados Unidos temos varias redes entre 200-800 lojas e nem são as maiores redes. Agora imaginem isso em qualquer área que você possa pensar.

Então para se entrar num mercado como esse, maduro e experimentado com processos definidos, é preciso muito mais que jeitinho, dinheiro ou força de vontade.

Meu momento hoje é incrível porque consigo ajudar startups a crescer e ao mesmo tempo desenvolvendo minha própria startup iniciada a 6 meses. Estamos aprendendo muito e validando nossos produtos e serviços. Avançamos rapidamente e conseguindo muitas vitórias e recebendo o reconhecimento por isso daqueles que conhecem nosso trabalho.

Pagamos nossas contas e já estamos avaliados em mais de 1 milhão de dólares. Planejamos chegar a 5 milhões de dólares até os fim de 2018. Muitos produtos estão sendo planejados para melhorar nossa comunicação e oferta, além da rede de relacionamento que só tem crescido.

Em outro post falei da primeira empresa que investimos a Alboom, Inc.

Estamos investindo na segunda startups, uma empresa incrível com um time incrível e num mercado gigante. Assim que assinamos eu conto o nome.


Vamos nos falando por aqui e contando os avanços.