23/05/2017 às 14:55 Dicas

Insucessos

444
2min de leitura

Normalmente falamos e divulgamos nossos sucessos, nossas vitórias e para muitos que lêem, pensam que tudo que fazemos da certo.Não é bem assim!Em mais de 20 anos que venho empreendendo, tive muitos fracassos. Empresas que não decolaram e eu desisti, problemas com sócios que me levaram a sair do negocio, problemas com falta experiência no negocio, entre outras.Vou contar um caso de insucesso.Uns anos atrás eu decidi montar um negocio de produtos naturais tipo o Mundo Verde. Criei uma marca, investi num modelo de negocio que deveria funcionar inicialmente no Metro. Para tomar essa decisão, me baseei numa pesquisa que recebi do Metro. Essa pesquisa tardia informações tipo: quanto ao publico que passa, seu perfil e classe social. Os números eram enormes e me animaram bastante. Fiz aquela tradicional conta de padaria. Se passam tantas pessoas por aqui. Se vendermos para x% dessas pessoas, poderíamos faturar tanto.Assim tomei a decisão e investi numa loja no Metro Uruguaiana.Ao inaugurar, a loja foi um sucesso. Mas, logo depois pude sentir que era apenas momentâneo. Logo percebi que faltávamos com pouco espaço, faltava o item alimentação e eu não tinha espaço para isso. Acabei alugando mais um espaço para então colocar alimentação na loja. Melhorou bastante, mas nosso custo aumentou muito por conta disso. Tivemos que que aumentar os empregados por conta do horário longo de funcionamento etc.Nesse momento já estávamos com mais de 12 meses de funcionamento e ainda sem atingir o break-even point e estávamos muito longe disso.Continuei acreditando e pivotando o negocio por mais uns 15 meses, até que joguei a toalha. Depois de quase 30 meses e mais de 200k perdidos eu desisti.Resolvi contar esse case para que possam entender melhor que não existe magia para ter sucesso. Também não existe fórmula.Há muito trabalho, atenção, foco, resiliência e motivação.

Meus erros graves que avaliei após o fracasso.

1- não estava a frente do negocio. O negocio era gerido por pessoas com pouca experiência.2- tomei decisões baseada numa pesquisa errada.3- Não avaliei a percepção de consumo.4- demorei muito para pivotar.5- deixei meu emocional decidir quando o negocio já demostrava que não iria decolar.

Essas foram algumas das minhas falhas que levaram a perder tempo e dinheiro.

Para mim foi uma experiência muito boa apesar das perdas, que trouxe uma visão bem diferente em outros negócios que fiz a partir deste.

23 Mai 2017

Insucessos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

30 de Out de 2017

Recomeçando parte 18

12 de Mai de 2021

Um mundo de oportunidades

05 de Ago de 2018

Copo meio cheio