Imagem capa - Começar novamente part 2 por Geraldo Neto
Dicas

Começar novamente part 2


Quanto custa recomeçar aos 51? Tenho pensando sobre isso. 

“Usarei minha força de trabalho para cavar com as próprias mãos.”

Muitas vezes falei para os jovens das startups que eles precisam trabalhar sozinhos e encontrar o caminho sozinhos, que ninguém irá ajudá-los nesse momento, que terão que cavar sozinhos até encontrar algo que valha a pena compartilhar. Eles precisam construir o seu próprio mapa do tesouro e é esse o momento que me encontro aos 51 anos. 

Claro que minhas experiências servirão para buscar alternativas, mas não me engano, terei que colocar a mão na massa mesmo. Terei que cavar eu mesmo e fazer meu próprio mapa. 

Mas uma vez, quanto custa recomeçar aos 51?

Primeiro, um plano. 

Como encontrar os parceiros certos e quanto isso irá me custar? Ontem mesmo fiz um acordo que vai custar muito caro a minha empresa. Esse acordo está sendo feito por uma razão objetiva. Tenho que pagar para aprender. O preço? O necessário para acelerar o processo de erros x acertos. Errar rápido, corrigir, testar e aprender. Repetir isso até a exaustão. Até que eu consiga modelar o negócio da forma que quero. 

Seria como se eu desejasse montar uma loja e, sem experiência, decidi comprar uma franquia. Uma franquia tem modelos testados que aceleram o aprendizado, mas depois de uns anos e com a experiência você começa a entender o quanto pagou para aprender. Eu acho que vale cada centavo. 

Então me associar a quem fez para ter orientação será um desafio para mim aos 51. Sempre fui o comandante e agora me tornei um aprendiz. Há de se ter humildade para começar de novo. Não há receita de bolo para os negócios. Então decidi encontrar um bom mestre, um bom “chef”. 

Claro que preservando minha autonomia para errar. Não abro mão disso.

Quero fazer isso e minha motivação não tem a ver com dinheiro. É um desejo profundo e antigo de fazer negócio em outro país, com novas regras e jogadores que nunca sentei à mesa. 

Onde minha experiência irá me ajudar?