Imagem capa - Recomeçando part 16 por Geraldo Neto
DicasEmpreendedorismoNotícias

Recomeçando part 16

Entre muitas oportunidades de negócios nos EUA, ouvi sobre Tax Lien e Tax Deed. Para quem não conhece, trata-se de recuperação de taxas e impostos que a propriedade deve ao Estado ou Condado.


Os Condados precisam desse dinheiro para as escolas, serviços, policia, bombeiros etc. e pela lei eles podem levar a leilão, vender a dívida por uma taxa de juros que pode variar de 9% até 50% ao ano, ou pode retomar a propriedade e leiloar pelo valor da dívida. Assim, uma propriedade de 100 mil dólares por exemplo por se comprada por 100 dólares.


Parece meio louco mas é verdade e eu depois de ouvir essa história resolvi fazer um curso no Texas com um especialista no assunto que entre suas medalhas está um terreno de pagou 6 mil dólares e vale no mercado nada menos que 1.5 milhão de dólares.


Claro que ele faz isso a mais de 10 anos e tem um olho apurado para as oportunidades. Mas, a operação pode ser aprendida desde que seja uma pessoa interessada.


No curso aprendi que uma pesquisa bem detalhada da propriedade, dívidas da propriedade e do proprietário podem ser consultadas online e de forma rápida. Mas, ver pessoalmente a propriedade é super importante para não se comprar gato por lebre. Nós mesmos nos perdemos e em um dos terrenos depois de 10 minutos fotografando, chegamos à conclusão que estávamos no local errado. Isso ocorre porque muitos são lotes e não tem um endereço definido. Nesse caso temos que ver propriedades com casas próximas e marcar para inloco para checar e encontrar a localização correta.


Os insides que recebemos foram incríveis, por exemplo.

Pode-se comprar uma terreno de 5 mil dólares, colocar um Mobohome que custa 30 mil dólares, e vender a propriedade por 90 mil dólares. Tem alguns detalhes nesse negócio que seria muito longo contar aqui, mas isso acontece e em escala nos EUA.


Depois de 2 dias entre pesquisas e visitas às propriedades (detalhe que rodamos 110 milhas vendo 10 propriedades), o terceiro dia fomos para o grand finale com o leilão presencial. Posso dizer que foi uma experiência divertida e tensa vendo a disputa por cada uma das propriedades. Sem duvida conhecer o local faz toda a diferença para se fazer um bom negócio.


Vi propriedade com leilão aberto em mil dólares e vendida por 10 mil dólares. E, vi várias que começaram em mil dólares e fecharam em 1.5 mil dólares.


Tem muitas estratégias  por trás das ofertas, como venda simples, ou colocar o mobohome e vender, ou alugar para colocarem o mobohome, entre outras.


Posso dizer que foi um ótimo aprendizado e recomendo para quem ouviu falar e gostaria de entrar no negócio.


O Leitao em particular é realizado na sede fiscal do Condado pelos Xerifes regionais, tudo em uma ordem incrível.


Detalhe: Imaginem um Xerife com uma estrela no peito, armado, barba feita, vestido elegantemente conduzindo o leilão.


Estou contando essa história para poderem entender que, quando se chega num país onde tudo é diferente, precisamos aprender o máximo de coisas para ter segurança ou até para não cair em armadilhas.


Sim, estou escrevendo esse texto em pleno leilão e contaminado pela emoção presencial do business.


Quero agradecer ao Marcos Jacober por disponibilizar seu conhecimento.