23/05/2017 às 15:03 Dicas Empreendedorismo

Sou ou não Sou Empreendedor

618
4min de leitura

O debate proposto no evento CASE 2015 sobre o tema empreender com CNPJ ou não, me fez pensar como uma palavra tem força.

Uma vez José, sempre que ouvir essa PALAVRA você será impactado.

As pessoas adotaram a PALAVRA EMPREENDEDOR para si, assim como seus pais lhe deram seu próprio nome e ninguém poderá tirar.

Como brinquei com amigos sobre o tema e não deixei claro o que pensava, resolvi fazer essa reflexão.

Sempre acreditei que todo empreendedor pode ser um empresário se assim quiser, mais o inverso pode não ser verdadeiro.Todo empreendedor pode ser um executivo se assim quiser, mas o inverso pode não ser verdadeiro.

Mas, enfim o que diferencia e o que caracteriza cada um?

A origem…..O fato…..O dicionário….

Se empreender é realizar e executar tarefas difíceis segundo o dicionário, então todos que executam tarefas difíceis são empreendedores?

Dessa forma todos os empresários são empreendedores por natureza, uma vez que sua tarefa diária de comprar, vender, treinar pessoas, coordenar equipes etc, têm muita complexidade e são tarefas difíceis. Da mesma forma que um executivo tem que tomar decisões, coordenar equipes, liderar.

Um inventor, que em seu quarto desenvolve um produto depois de várias tentativas e erros, produto esse, que será consumido e utilizado pelas pessoas também é um empreendedor? E aquele outro que teve o mesmo trabalho, mas sua invenção não vai sair daquele quarto, também seria?

Todos esses são empreendedores segundo o dicionário.

Estava dirigindo e avistei um sujeito de moto, com compras de supermercado nas mãos. Quase não se via a moto, pensei que tinha inventado sacolas voadoras, mas na verdade ele estava realizando uma tarefa dificílima e segundo o dicionário ele também é um empreendedor.

Um voluntário do Programa Médico Sem Fronteiras realiza uma tarefa dificílima, longe de sua casa, sujeito a morrer de doenças, bombas etc, e ainda mantém à calma para salvar vidas, é um empreendedor?Um professor que transforma a vida das pessoas com sua sabedoria e ensinamentos também é um empreendedor? Uma vez que não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário.

Todos esses são empreendedores segundo o dicionário.

Quando todos que executam tarefas difíceis são empreendedores, o que então os diferencia?

Mais alguns exemplos:

O dono do hospital é tão empreendedor quanto seus médicos, pois executam tarefas difíceis? O fazendeiro é tão empreendedor quanto seu capataz?

Assistindo TV ouvi que o governo tem um local onde você busca novas vagas de trabalho, que se chama trabalho e empreendedorismo. Ou seja, arranjar emprego não é uma tarefa fácil, e faz sentido para o governo entender que esse departamento é de empreendedorismo.

Estou tão confuso, que começo a acreditar que somos loucos! Como podemos levar mais de 5 mil anos para conhecer uma PALAVRA que define o que “todos” nós somos?

A palavra empreendedor virou doce na boca de criança, pronunciada e adotada por todos, e no fim todos são iguais.

Volto à pergunta:

O que diferencia quem é ou não empreendedor?Quem teria a sabedoria e credibilidade para apontar quem é ou não empreendedor?

Como uma PALAVRA pode ter a força para mudar o mundo e nunca há tínhamos ouvido?

Por outro lado há algumas palavras que as pessoas se afastam como por exemplo VENDEDOR. Poucas pessoas dizem “SOU VENDEDOR”, como se essa palavra fosse um palavrão e o depreciasse. Então, o vendedor diz sou um empreendedor.

Simples!

Outro dia um antropólogo numa palestra disse que ao lhe perguntarem o que ele fazia e ele disse que era antropólogo. Veio a pergunta: mas o que você gostaria de ser?Ele acabou por montar uma empresa e se tornar um empreendedor e hoje brinca com essa história.

O fato é que todos querem ser empreendedores e podem ser.

Mas, na minha opinião além dos vários pontos que apresentei acima, há outros em especial muito importantes que acredito serem na direção do que seria um empreendedor.

– Tomador de risco! Tomar risco para si, é uma característica forte do empreendedor.

– Não seguir ordem de forma alguma também é uma característica do empreendedor.

Empreender não é uma coisa fácil, exige de cada um muito mais que das pessoas “normais”. Abre-se mão de muitas coisas, sempre sendo questionado por todos uma vez que somente ele vê o que vê. As pessoas só veem o óbvio quando lhes mostramos.

– Os empreendedores conseguem envolver e conectar mentes.

– Eles têm uma capacidade de trabalho incrível e mesmo sentindo medo eles seguem em frente, enquanto a maioria das pessoas travam.

– Ele não tem medo de perder seu emprego, sua empresa, de nada. Ele é um super homem sem a visão de raio X, mas com super poderes. Ele é super porque assume para si a responsabilidade.

– Ele lidera o seu time para o seu rumo. Seu time confia em suas decisões e as segue. Seu time se contagia e colabora. Seu time joga em grupo, não seguem trilhas isoladas.Seguem o líder.

– O empreendedor é um líder por natureza.

Bom, depois de muitos pontos para reflexão, posso ver que nem todos citados são empreendedores. Assim como nem todo empresário é um líder e nem todo executivo é um líder.

Creio que vamos fechando um pouco o círculo, com algumas características fundamentais do empreendedor.

– Capacidade de assumir e tomar decisões difíceis.– Realiza e executa tarefas difíceis.– Ser um líder inspirador.– Tomar o risco para si.– Trabalhar mais que todos.– Seguir seu caminho mesmo sentindo medo.– Gostar de gente.– Não segue a cabeça de ninguém.– Aprende e Toma suas próprias decisões.– Ele é um eterno estudante, aprendendo sempre.

Acho que aqueles que conseguirem se encaixar nas características acima podem se considerar um empreendedor na minha opinião.

Claro, que se trata apenas da minha opinião,

e a sua?

23 Mai 2017

Sou ou não Sou Empreendedor

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

30 de Out de 2017

Recomeçando parte 18

12 de Mai de 2021

Um mundo de oportunidades

05 de Ago de 2018

Copo meio cheio