28/06/2023 às 08:35

Porque não gosto do modelo de VC tradicional

8
2min de leitura

Porque não gosto do modelo de VC tradicional.

Quando falamos de Startups, sempre estamos falando de empresas que estão resolvendo um problema, com um modelo de negócio escalável e com crescimento extraordinário. Portanto, sempre partimos do problema e não da solução. Muitas startups não decolam exatamente porque o problema que eles pretendem resolver não está claro ou não é grande o suficiente ou, pior, ele nem mesmo existe de verdade. Isso vale para qualquer empresa, independentemente se estamos falando de uma startup ou uma empresa de serviço. 

Partindo desse racional, uma empresa de Ventures Capital como qualquer outra deveria pensar qual o problema ela está resolvendo. Como o propósito dessa empresa é identificar quais as startups estão cumprindo esse playbook básico, não deveria então somente captar dinheiro após a identificação das melhores startups para então investir o capital? Mas, na prática, o que os VCs fazem é levantar o capital com base em uma TESE (podemos dizer um Powerpoint). Somente após iniciam o processo de busca das oportunidades de alocação. Veja que usei a palavra alocação; e não investimento. 

Porque na prática, o capital precisa ser alocado num determinado prazo para fechar a conta. Qual o problema que eu vejo? Buscar as melhores oportunidades não deveria estar vinculado a um tempo. Não deveria estar pressionado pelo tempo. As melhores oportunidades seguem um curso, muitas nem estão no palco se apresentando para todo mundo. Muitas nem mesmo estão pensando em captar, precisam ser convencidas de que o capital poderia ser o combustível necessário para que a empresa possa escalar. O tempo pode ser um mal conselheiro. 


Temos uma equação no modelo de negócio dos VCs que conflitam com performance do próprio fundo. A ideia de um modelo 80/20 onde 20% pagará a conta e os resultados do fundo, tem mantido esse modelo de pé por anos. Não significa que não funciona, pelo contrário, tem demonstrado que mesmo esse modelo pode gerar resultados acima de 25% IRR. Eu posso estar errado, mas apesar de muitos me pedirem para seguir esse caminho eu sempre quiz fazer o modelo Deal by Deal. Um modelo onde primeiro buscamos a melhor oportunidade que está cumprindo o playbook básico e, somente após aprovarmos no comitê, levantamos o capital para realizar o investimento. Nesse caso, usei a palavra investimento exatamente porque não tivemos a preocupação e pressão do tempo. Pudemos fazer todo o processo de identificação, pesquisa, validação olhando 360° a oportunidade. Por essa razão, a probabilidade desse retorno pode ser acima de 50% IRR, aumentando consideravelmente o resultado. Lembrando que nesse modelo de negócio sempre há muitas incertezas e também muitas probabilidades, a razão dessa equação traduz em taxa de risco real. Maior risco, maior retorno. Mas calibrar essa equação faz muita diferença nos resultados, na minha opinião.

28 Jun 2023

Porque não gosto do modelo de VC tradicional

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

startup venture capital

Quem viu também curtiu

12 de Mai de 2021

Empreender é minha vida

10 de Ago de 2017

Smart money ou smart x money?

30 de Out de 2017

Recomeçando parte 18