Empreender é uma das atividades mais complexas que existem. Não se trata de produto ou serviço, e também não se trata de mercado. Empreender acima de tudo se trata de comportamento e ação.
Muitos querem empreender pelas razões erradas e outros mesmo pelas razões certas não conseguem atravessar o labirinto. Tão bom seria se tivéssemos um GPS que nos indicassem os caminhos e a porta de saída, mas não existem infelizmente. Temos apenas o norte como visão ampla do que desejamos.
De que adianta uma bússola num labirinto?
Então como se aplica o empreendedorismo nos vários labirintos que nos vemos imersos na jornada de empreender? Como falei acima empreender depende de comportamento e ação, mas uma terceira palavra muito importante nesse momento irá separar o joio do trigo, a resiliência. O conjunto de comportamentos certos, ações certas e resiliência pessoais será o que nos levará a saída dos mais diferentes desafios da jornada empreendedora.
O que seriam comportamentos e ações certas?
Sua capacidade de testar infinitamente se necessário e aprender com isso seguindo em frente com todas as incertezas, quedas, erros, decepções e muitos outros desafios pessoais, será o que irá construir as pontes necessárias para o tão desejado objetivo.
Então meus caros, aqueles que querem empreender, sugiro antes de mais nada de entender onde está se metendo. Devem conhecer bem suas fraquezas e habilidades, contar com toda ajuda externa que puderem e que você seja capaz de ouvir todas essas vozes, o que não é fácil acreditem. Que também você acredite no seu “feeling”, porque ele quase sempre acerta. Tenha o comportamento certo, agindo, testando e corrigindo infinitamente, e finalmente a resiliência para aceitar as derrotas e usá-las como mola propulsora para seguir em frente.