24/05/2021 às 14:24 Liderança Startup EUA Empreendedorismo

No Labirinto com uma Bússula.

80
2min de leitura

Empreender é uma das atividades mais complexas que existem. Não se trata de produto ou serviço, e também não se trata de mercado. Empreender acima de tudo se trata de comportamento e ação. 

Muitos querem empreender pelas razões erradas e outros mesmo pelas razões certas não conseguem atravessar o labirinto. Tão bom seria se tivéssemos um GPS que nos indicassem os caminhos e a porta de saída, mas não existem infelizmente. Temos apenas o norte como visão ampla do que desejamos.

De que adianta uma bússola num labirinto?

Então como se aplica o empreendedorismo nos vários labirintos que nos vemos imersos na jornada de empreender? Como falei acima empreender depende de comportamento e ação, mas uma terceira palavra muito importante nesse momento irá separar o joio do trigo, a resiliência. O conjunto de comportamentos certos, ações certas e resiliência pessoais será o que nos levará a saída dos mais diferentes desafios da jornada empreendedora. 

O que seriam comportamentos e ações certas? 

Sua capacidade de testar infinitamente se necessário e aprender com isso seguindo em frente com todas as incertezas, quedas, erros, decepções e muitos outros desafios pessoais, será o que irá construir as pontes necessárias para o tão desejado objetivo. 

Então meus caros, aqueles que querem empreender, sugiro antes de mais nada de entender onde está se metendo. Devem conhecer bem suas fraquezas e habilidades, contar com toda ajuda externa que puderem e que você seja capaz de ouvir todas essas vozes, o que não é fácil acreditem. Que também você acredite no seu “feeling”, porque ele quase sempre acerta. Tenha o comportamento certo, agindo, testando e corrigindo infinitamente, e finalmente a resiliência para aceitar as derrotas e usá-las como mola propulsora para seguir em frente. 


24 Mai 2021

No Labirinto com uma Bússula.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

30 de Out de 2017

Recomeçando parte 18

12 de Mai de 2021

Um mundo de oportunidades

05 de Ago de 2018

Copo meio cheio