24/05/2021 às 14:24 Liderança Startup EUA Empreendedorismo

No Labirinto com uma Bússula.

34
2min de leitura

Empreender é uma das atividades mais complexas que existem. Não se trata de produto ou serviço, e também não se trata de mercado. Empreender acima de tudo se trata de comportamento e ação. 

Muitos querem empreender pelas razões erradas e outros mesmo pelas razões certas não conseguem atravessar o labirinto. Tão bom seria se tivéssemos um GPS que nos indicassem os caminhos e a porta de saída, mas não existem infelizmente. Temos apenas o norte como visão ampla do que desejamos.

De que adianta uma bússola num labirinto?

Então como se aplica o empreendedorismo nos vários labirintos que nos vemos imersos na jornada de empreender? Como falei acima empreender depende de comportamento e ação, mas uma terceira palavra muito importante nesse momento irá separar o joio do trigo, a resiliência. O conjunto de comportamentos certos, ações certas e resiliência pessoais será o que nos levará a saída dos mais diferentes desafios da jornada empreendedora. 

O que seriam comportamentos e ações certas? 

Sua capacidade de testar infinitamente se necessário e aprender com isso seguindo em frente com todas as incertezas, quedas, erros, decepções e muitos outros desafios pessoais, será o que irá construir as pontes necessárias para o tão desejado objetivo. 

Então meus caros, aqueles que querem empreender, sugiro antes de mais nada de entender onde está se metendo. Devem conhecer bem suas fraquezas e habilidades, contar com toda ajuda externa que puderem e que você seja capaz de ouvir todas essas vozes, o que não é fácil acreditem. Que também você acredite no seu “feeling”, porque ele quase sempre acerta. Tenha o comportamento certo, agindo, testando e corrigindo infinitamente, e finalmente a resiliência para aceitar as derrotas e usá-las como mola propulsora para seguir em frente. 

24 Mai 2021

No Labirinto com uma Bússula.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL