01/08/2017 às 17:18 Dicas Empreendedorismo Venture Capital

Recomeçando part 16

696
3min de leitura

Entre muitas oportunidades de negócios nos EUA, ouvi sobre Tax Lien e Tax Deed. Para quem não conhece, trata-se de recuperação de taxas e impostos que a propriedade deve ao Estado ou Condado.

Os Condados precisam desse dinheiro para as escolas, serviços, policia, bombeiros etc. e pela lei eles podem levar a leilão, vender a dívida por uma taxa de juros que pode variar de 9% até 50% ao ano, ou pode retomar a propriedade e leiloar pelo valor da dívida. Assim, uma propriedade de 100 mil dólares por exemplo por se comprada por 100 dólares.

Parece meio louco mas é verdade e eu depois de ouvir essa história resolvi fazer um curso no Texas com um especialista no assunto que entre suas medalhas está um terreno de pagou 6 mil dólares e vale no mercado nada menos que 1.5 milhão de dólares.

Claro que ele faz isso a mais de 10 anos e tem um olho apurado para as oportunidades. Mas, a operação pode ser aprendida desde que seja uma pessoa interessada.

No curso aprendi que uma pesquisa bem detalhada da propriedade, dívidas da propriedade e do proprietário podem ser consultadas online e de forma rápida. Mas, ver pessoalmente a propriedade é super importante para não se comprar gato por lebre. Nós mesmos nos perdemos e em um dos terrenos depois de 10 minutos fotografando, chegamos à conclusão que estávamos no local errado. Isso ocorre porque muitos são lotes e não tem um endereço definido. Nesse caso temos que ver propriedades com casas próximas e marcar para inloco para checar e encontrar a localização correta.

Os insides que recebemos foram incríveis, por exemplo.

Pode-se comprar uma terreno de 5 mil dólares, colocar um Mobohome que custa 30 mil dólares, e vender a propriedade por 90 mil dólares. Tem alguns detalhes nesse negócio que seria muito longo contar aqui, mas isso acontece e em escala nos EUA.

Depois de 2 dias entre pesquisas e visitas às propriedades (detalhe que rodamos 110 milhas vendo 10 propriedades), o terceiro dia fomos para o grand finale com o leilão presencial. Posso dizer que foi uma experiência divertida e tensa vendo a disputa por cada uma das propriedades. Sem duvida conhecer o local faz toda a diferença para se fazer um bom negócio.

Vi propriedade com leilão aberto em mil dólares e vendida por 10 mil dólares. E, vi várias que começaram em mil dólares e fecharam em 1.5 mil dólares.

Tem muitas estratégias  por trás das ofertas, como venda simples, ou colocar o mobohome e vender, ou alugar para colocarem o mobohome, entre outras.

Posso dizer que foi um ótimo aprendizado e recomendo para quem ouviu falar e gostaria de entrar no negócio.

O Leitao em particular é realizado na sede fiscal do Condado pelos Xerifes regionais, tudo em uma ordem incrível.

Detalhe: Imaginem um Xerife com uma estrela no peito, armado, barba feita, vestido elegantemente conduzindo o leilão.

Estou contando essa história para poderem entender que, quando se chega num país onde tudo é diferente, precisamos aprender o máximo de coisas para ter segurança ou até para não cair em armadilhas.

Sim, estou escrevendo esse texto em pleno leilão e contaminado pela emoção presencial do business.

Quero agradecer ao Marcos Jacober por disponibilizar seu conhecimento.

01 Ago 2017

Recomeçando part 16

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Geraldo Neto tax deed tax lien

Quem viu também curtiu

30 de Out de 2017

Recomeçando parte 18

12 de Mai de 2021

Um mundo de oportunidades

05 de Ago de 2018

Copo meio cheio