26/04/2022 às 19:02 Startup EUA Empreendedorismo

Foco no Essencial

79
3min de leitura

Ao longo desses longos anos empreendendo, ouvindo empreendedores e apoiando muitos deles, algumas coisas me chamaram muito a atenção. 

Primeiro onde está o foco?

Na minha opinião deveriam ter 80% no Modelo de Negócio (MN) e 20% no resto. Explico!

De maneira geral muitos deles estavam sempre com sua atenção ligada no produto. Toda a agenda da empresa está focada no produto. As ações, investimentos e energia voltadas a tornar o produto melhor, mais rápido e visualmente perfeito. Pensam na sua arquitetura, design e usabilidade perfeitas, na busca de encontrar o “Match” perfeito entre o produto e seu consumidor, não importando o tempo e custo para alcançar esse objetivo. 

Outros focam no mercado, entendem e conhecem muito bem o consumidor, conhecem suas necessidades e identificam problema não atendidos e buscam solucionar esse problema, só não sabem como! 

Fazem pesquisas, validam várias hipóteses, testam e testam ideias mas não conseguem desenvolver um produto. 

Alguns empreendedores são ótimos vendedores, outros ótimos técnicos, financeiros e gestores etc, então onde eu identifico as maiores falhas? 

Colocaram 80% do foco nesses temas e 20% no MN, quando deveria ser ao contrário. 

O que seria o Modelo de Negócio?

Uns pensam que MN é somente a forma de se monetizar ou fazer dinheiro para as empresas. Mas isso é uma visão limitada do MN, que não responde todas as perguntas. 

Que perguntas seriam essas? 

Primeiramente o que devo levar em conta para definir o preço para um produto ou serviço? 

Numa primeira camada eu diria: 

  • Tamanho do mercado que seu produto pretende atender, não o total addressable Market mas o addressable mesmo. Onde seu produto de fato tem valor.
  • Proposta de valor para o cliente, por que o cliente irá comprar o seu produto, o que de fato vale para o cliente comprar o seu produto? 
  • Custo de desenvolvimento do produto e sua continuidade.
  • Quais recursos devemos investir para perpetuar a qualidade, segurança e inovações. 
  • Quanto esse produto deve gerar de riqueza para a empresa ao longo do tempo. 
  • Análise de concorrentes diretos e indiretos, preços e estratégias de mercado. 
  • Custos de marketing para aquisição de clientes. 
  • Claro os impostos, depreciações etc. 

Nessa primeira camada diria que essas são as principais análises que devem ser encaradas e desvendadas. Não se faz isso com qualidade levando em conta apenas o preço simplesmente, baseando-se em quanto o cliente concordaria em pagar por ele ou baseado em concorrentes por exemplo. Você pode descobrir após implementação desse modo simplório de definição de preços que o produto não se pagará ao longo do tempo e não criará nenhuma riqueza para a sua empresa e na maioria das vezes até mesmo poderá gerar prejuízos. Só que quando se descobre isso já é tarde demais e muitos produtos são descontinuados e a empresa indo à falência. 

Se isso acontece com sua empresa, atenção! Recomendo analisarem esse pontos acima com cuidado e verificar se "ficará de pé", ou seja, se há ROI para sua empresa e para o cliente. Sim, entender que a existência de ROI para ambos os lados é a garantia da perpetuidade (LTV) do produto e do cliente. Claro que conhecer isso depende de testar, pegar Feedback do cliente e isso está numa segunda camada. Portanto não é matemática simplória definir preços, mas uma ciência que precisar se testada e observada para encontrar o equilíbrio! 

Pensar somente no produto ou no mercado ou qualquer um dos citados acima, é como se usassem um tapa olho e com a capacidade reduzida de apenas um dos seus olhos para enxergar. Portanto teste muito o seu MN, valide e entenda o que traz valor para sua empresa e para o seu cliente, única forma de garantir o crescimento e perpetuidade.

O preço é um resultado que vai sair desse estudo, começará de um jeito e será ajustado rapidamente na medida que se aprofunde camada por camada na proposta de valor para ambos os lados. 

Pense nisso!

26 Abr 2022

Foco no Essencial

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

30 de Out de 2017

Recomeçando parte 18

12 de Mai de 2021

Um mundo de oportunidades

05 de Ago de 2018

Copo meio cheio