23/05/2017 às 12:12 Dicas Empreendedorismo

Inovação e Criatividade

402
4min de leitura

Neste século XXI surgem novos problemas e novas oportunidades que exigem novas maneiras de pensar. A habilidade para gerar idéias inovadoras será a diferença entre ter ou não sucesso. O grande desafio das empresas é como inovar. Porém, muitas ainda fazem o processo da inovação bem mais difícil do que precisaria ser.

Através de idéias criativas e inovadoras faça mais com menos, aumente a lucratividade, reduza custos, desenvolva novos produtos, identifique novos canais de distribuição, simplifique processos, melhore a qualidade de vida e muito mais.

Transforme seus funcionários em “agentes de inovação”. O primeiro passo é habilitá-los a usarem todo o seu potencial criativo para que gerem idéias inovadoras.

A capacidade de criar e implementar as idéias é o que produzirá a inovação como diferencial competitivo.

Se você tiver o desafio de solucionar um problema crítico ou identificar uma oportunidade, veja o que precisará:

Um desafio que motive as pessoas a comprometerem-se com os objetivos.Um foco bem definido no clientePessoas capacitadas para gerar idéias inovadoras e originais.Um sistema para coletar e avaliar todas as idéias produzidas.Uma cultura que valorize a produção de idéias e a inovação.

Para produzir muitas inovações, são necessárias três condições básicas: TREINAMENTO, APLICAÇÃO E AMBIENTE.

TREINAMENTO

Concentra o foco na pessoa. Quem tem as idéias são os indivíduos, não as equipes ou a empresa. As pessoas têm seus próprios pensamentos e idéias. Quanto melhor eles souberem gerar idéias, melhor o resultado de inovação para a empresa.

APLICAÇÃO

Concentra o foco na equipe. Estas são formadas para solucionar problemas e/ou identificar oportunidades. É importante que todos os componentes do grupo conheçam o mesmo processo e usem as mesmas técnicas para que alcancem os resultados desejados de inovação.

AMBIENTE

Concentra o foco na empresa, no ambiente. O clima organizacional deve permitir questionamentos, estimular a diversidade de idéias, estimular o desafio, saber reconhecer.

“Problemas são como ervas daninhas. Quanto mais você as ignora mais elas crescem”Bert Decker

Um problema é uma situação perplexa, preocupante, desafiadora. Quase sempre este ponto de vista é porque as pessoas vêem conflito em uma situação que foi denominada problema. Entretanto, os pontos de vista diferem de uma pessoa para outra. Sob outro ângulo, considere um problema como um desafio.

Evite que velhos costumes, hábitos, tendência em usar modelos já consagrados impeçam que você veja uma oportunidade ou um desafio em cada situação. “Os problemas existem para serem solucionados criativamente.” Com esta premissa na cabeça, o Dr. Alex Oxborn criou o “Creative Problem Solving Model”, um processo sistêmico para a solução de problemas.

Use este sistema para usar o seu potencial criativo não apenas para solucionar problemas, mas também para descobrir novas oportunidades. Seja na vida pessoal, profissional, na empresa, nos negócios.

Este Processo da Inovação é muito adequado para pessoas que ainda não tiveram experiência na área da Criatividade e também para aqueles que pretendem incrementar suas habilidades nesta área.

Entenda o que é a criatividade, que tipos de atitudes caracterizam uma pessoa inovadora. Solucione os problemas e tome decisões criativas.

Lembre-se da última vez em que você enfrentou um problema profissional ou pessoal. Você adotou a primeira idéia que lhe veio à cabeça pensando que era a solução para seu problema? Será que não haveria uma solução melhor?

O processo criativo é um sistema estruturado que organiza as pessoas, ou grupos e os seus esforços para solucionar um problema ou inovar. Além de resolver problemas, este processo ajuda também na identificação ou criação de novas oportunidades. Seu funcionamento é passo a passo, simplificando o que parecia ser complicado.

1° PASSO – DEFINA O PROBLEMA OU A OPORTUNIDADE

Einstein dizia que um problema bem definido já é metade da solução. Invista o tempo necessário para definir objetivamente o seu problema, a sua oportunidade, o seu sonho, o seu desejo.  A definição ideal é aquela mais objetiva, mais sucinta, com o mínimo de palavras que você puder usar. Observando estas dicas você manterá seu foco no centro do problema. Muitas vezes o que parece ser o problema não o é em realidade. Esta realidade coloca-o em risco de trabalhar sobre um assunto pensando que é problema, quando na verdade não o é.

2° PASSO

– CRIE A MAIOR QUANTIDADE POSSÍVEL DE IDÉIAS

Você somente chegará a uma ótima idéia se tiver produzido muitas idéias para ter o que escolher. Nesta fase, anote todas as idéias que vierem à mente. Mesmo aquelas que possam parecer absurdas. Não julgue nenhuma delas. Tudo são idéias. Nesta fase utiliza-se diversas técnicas de geração de idéias, tais como: Scamper, De que maneiras eu posso…?, Lótus, Post-its, etc.

3° PASSO – AVALIE AS IDÉIAS CRIADAS

Relacione todas as vantagens/desvantagens e os pontos positivos/negativos de cada uma das idéias geradas. Identifique também todos os pontos/características inovadoras de cada uma das idéias. Você terá um enorme quadro com a avaliação de cada idéia.

4° PASSO – PRIORIZE AS IDÉIAS

Selecione as idéias para serem aplicadas já. Forme um grupo de idéias boas que serão aproveitadas a médio prazo e um outro a longo prazo. Atualmente existem várias técnicas que permitirão a você priorizar cada uma das idéias avaliadas.

5° PASSO – PLANO DE AÇÃO

Defina um plano de ação para implementar a idéia selecionada. Defina O QUE será feito, COMO será feito, QUEM fará cada tarefa e QUANDO cada tarefa deverá estar pronta. Não se esqueça de que a sua idéia sem um plano de ação bem detalhado corre o risco de terminar no fundo de uma gaveta.

23 Mai 2017

Inovação e Criatividade

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

30 de Out de 2017

Recomeçando parte 18

12 de Mai de 2021

Um mundo de oportunidades

05 de Ago de 2018

Copo meio cheio